Programa de Pós-Graduação em Agronomia

Programa de Pós-Graduação em Agronomia
Ciências Agrárias
Mestrado Acadêmico e Doutorado
O Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Estadual de Maringá oferece mestrado e doutorado desde 1995 e 1999, respectivamente, e está incluído no grupo de excelência de programas de pós-graduação no Brasil. O programa prepara pesquisadores, professores e outros profissionais especializados capazes de fazer contribuições extraordinárias para a agricultura no Brasil e em outros países. O programa enfatiza pesquisas que aumentam a eficiência das culturas para a produção de alimentos, fibras e bioenergia, buscando promover o uso sustentável dos recursos da terra e melhorar a qualidade do meio ambiente.
O programa apresenta três áreas de concentração: Produção Vegetal, Solos e Nutrição de Plantas e Proteção de Plantas.
O programa possui 23 professores doutores permanentes, 19 deles do Departamento de Agronomia e os outros quatro dos departamentos de Biologia Celular e Genética, Bioquímica, Biologia e Engenharia Química. Atualmente, cerca de cento e cinquenta estudantes estão matriculados no programa e cerca de 90% deles são estudantes de tempo integral.
O programa de mestrado compreende 24 horas de créditos e o prazo de conclusão é de 24 meses. O programa de doutorado compreende 48 horas de créditos e o prazo de conclusão é de 42 meses (um crédito equivale a 15 horas de aula ou 30 horas de atividades laboratoriais ou de campo). Os alunos devem apresentar e defender uma dissertação (para mestrado) ou uma tese (para doutorado).
O programa recebe bolsas de estudos e financiamentos de pesquisas pelas agências governamentais brasileiras como CAPES, Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq) e FINEP, e também do Governo do Estado do Paraná (Fundação Araucária). Fontes de financiamento adicionais são advindas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e empresas privadas.
Estudantes estrangeiros são encorajados a candidatar-se às bolsas de estudo CNPq-TWAS. Nos últimos anos, o programa recebeu apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAP
Manejo e produção agrícola;
Morfogênese e caracterização bioquímica e molecular de plantas;
Manejo de plantas daninhas e dinâmica de herbicidas no ambiente;
Controle de doenças em plantas de interesse regional; Química e fertilidade do solo e nutrição de plantas;
Física e manejo do solo e da água.
Alessandro Lucca Braccini
Antonio Carlos Andrade Gonçalves