Programa de Pós-Graduação em Agronomia

Tools
Conceito 6
agronomia
Programa de Pós-Graduação em Agronomia
Ciências Agrárias
Mestrado Acadêmico e Doutorado
O Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Estadual de Maringá oferece mestrado e doutorado desde 1995 e 1999, respectivamente, e está incluído no grupo de excelência de programas de pós-graduação no Brasil. O programa prepara pesquisadores, professores e outros profissionais especializados capazes de fazer contribuições extraordinárias para a agricultura no Brasil e em outros países. O programa enfatiza pesquisas que aumentam a eficiência das culturas para a produção de alimentos, fibras e bioenergia, buscando promover o uso sustentável dos recursos da terra e melhorar a qualidade do meio ambiente.
O programa apresenta três áreas de concentração: Produção Vegetal, Solos e Nutrição de Plantas e Proteção de Plantas.
O programa possui 23 professores doutores permanentes, 19 deles do Departamento de Agronomia e os outros quatro dos departamentos de Biologia Celular e Genética, Bioquímica, Biologia e Engenharia Química. Atualmente, cerca de cento e cinquenta estudantes estão matriculados no programa e cerca de 90% deles são estudantes de tempo integral.
O programa de mestrado compreende 24 horas de créditos e o prazo de conclusão é de 24 meses. O programa de doutorado compreende 48 horas de créditos e o prazo de conclusão é de 42 meses (um crédito equivale a 15 horas de aula ou 30 horas de atividades laboratoriais ou de campo). Os alunos devem apresentar e defender uma dissertação (para mestrado) ou uma tese (para doutorado).
O programa recebe bolsas de estudos e financiamentos de pesquisas pelas agências governamentais brasileiras como CAPES, Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq) e FINEP, e também do Governo do Estado do Paraná (Fundação Araucária). Fontes de financiamento adicionais são advindas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e empresas privadas.
Estudantes estrangeiros são encorajados a candidatar-se às bolsas de estudo CNPq-TWAS. Nos últimos anos, o programa recebeu apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAP
Manejo e produção agrícola;
Morfogênese e caracterização bioquímica e molecular de plantas;
Manejo de plantas daninhas e dinâmica de herbicidas no ambiente;
Controle de doenças em plantas de interesse regional; Química e fertilidade do solo e nutrição de plantas;
Física e manejo do solo e da água.
Alessandro Lucca Braccini
Antonio Carlos Andrade Gonçalves
Antonio Carlos Saraiva da Costa
Carlos Alberto Scapim
Cássio Antonio Tormena
Cláudia Regina Dias Arieira
Dauri José Tessmann
Eliezer Rodrigues de Souto
Jamil Constantin
João Batista Vida
Kátia Regina Freitas Schwan Estrada
Lúcio Cardozo Filho
Marcelo Augusto Batista
Marcos Rafael Nanni
Maria Celeste Gonçalves Vidigal
Maria de Fátima Pires da Silva Machado
Osvaldo Ferrarese Filho
Paulo Sérgio Lourenço de Freitas
Pedro Soares Vidigal Filho
Roberto Rezende
Rubem Silvério de Oliveira Junior
Werner Camargos Antunes
William Mário de Carvalho Nunes
Dauri José Tessmann
Marcos Rafael Nanni